Melhore a gestão do seu capital de giro.
A gestão do capital de giro é uma ferramenta fundamental para garantir a saúde financeira de uma empresa. Além do resguardo financeiro, uma boa gestão influencia positivamente seu crescimento no médio e longo prazo
Ter um negócio pode demandar muito dinheiro a ser investido. Para que os investimentos não sejam em vão, alguns cuidados são fundamentais para manter a saúde financeira do negócio. Por exemplo, ter boa gestão do capital de giro que, caso seja mal executada ou inexistente, pode levar a empresa à falência.
O conceito de capital de giro é simples. Consiste em uma reserva de recursos que podem ser utilizados nas necessidades financeiras da empresa, durante suas atividades. Além do dinheiro em caixa, o estoque da empresa e as contas a receber também são parte do cálculo.
Alguns aspectos de um empreendimento podem dificultar o mantenimento de sua saúde financeira — por exemplo, empresas com pouco tempo de vida no mercado, que trabalham com vendas e/ou serviços sazonais ou muito vulneráveis a mudanças bruscas da economia. Ao garantir uma boa gestão do capital de giro, seu negócio passa a ter respaldo que assegura o seu funcionamento básico.
Por isso, é fundamental contar com um capital de giro bem administrado, independentemente do tamanho ou tempo de vida da empresa. Neste post vamos mostrar 6 dicas para te ajudar a melhorar a gestão do seu capital de giro e aprenda também como alavancar sua empresa através dele.
Saiba calcular a quantia destinada ao capital de giro
Um dos maiores erros na hora de administrar o capital de giro é contar com um dinheiro que ainda não está disponível na conta. Por isso, na hora de estabelecer a quantia que vai para a conta, considere apenas os valores que já tenham nota fiscal emitida, e os dias de pagamento dos boletos fechados e aceitos.
Para fazer o primeiro cálculo, some todas as suas contas a receber mais o valor que você possui em estoque. Some também as contas a pagar e o valor a pagar em impostos e despesas. Ao subtrair um pelo outro, você terá o valor necessário para fazer sua empresa funcionar durante um determinado período de tempo, o capital de giro.
Para calcular a quantia destinada ao capital de giro, basta pegar o Ativo Circulante (AC) e subtrair o Passivo Circulante (PC) e, assim, você terá o capital de giro líquido. Para facilitar o cálculo, veja a fórmula matemática abaixo:
CGL = AC – PC
CGL: capital de giro líquido
AC: ativo circulante (caixa, bancos, aplicações financeiras, contas a receber, etc.)
PC: passivo circulante (fornecedores, contas a pagar, empréstimos, etc.)
Para evitar riscos, não conte com o fluxo projetado para o capital de giro. Outra dica é entender muito bem todos os seus processos, só assim você saberá o quanto pode dedicar ao capital de giro da empresa e qual o momento certo para realizar ajustes caso sejam necessários.
Planeje sua gestão de capital de giro
A administração do capital de giro é parte de uma gestão financeira bem planejada e que assegure todos os gastos básicos do seu negócio. Afinal, é impossível prever quando você pode precisar dele!
Logo, para administrá-lo estrategicamente e com sabedoria, é preciso planejar. Identifique custos que podem ser reduzidos ou otimizados, planeje os gastos e esteja sempre atento ao fluxo de caixa para manter as finanças em dia. Problemas financeiros nas empresas muitas vezes começam pela má administração do capital de giro.
Seja disciplinado: nunca deixe de repor a quantia usada
Uma prática prejudicial ao capital de giro é usá-lo para cobrir alguma despesa e não repor o mesmo valor, logo que um pagamento entra no caixa. Administrá-lo significa sempre restituir a quantia original — determinada no planejamento — para reduzir o risco de imprevistos. Para evitar a insuficiência desse recurso, mantenha sempre o controle da inadimplência e defina o seu tempo de uso e reposição.
Negocie prazos com seus fornecedores
Outro passo importante para administrar o capital de giro é melhorar as negociações com os fornecedores. Busque aumentar os prazos de pagamentos, e só pague à vista quando o desconto for maior do que o custo do capital de giro.
Para começar, priorize os fornecedores mais antigos. Use da credibilidade já adquirida em seu negócio para que o acordo seja uma via de mão dupla. Outra estratégia é saber trabalhar com o ciclo do capital de giro, isto é: planeje seus vencimentos para receber dos clientes antes do dia de pagar seus fornecedores.
Use empréstimos para alavancar o seu negócio
Saber quando solicitar empréstimos também é parte de uma gestão estratégica. Quando bem planejado, um empréstimo financeiro pode ser usado para aumentar e investir no seu negócio.
Pequenos e médios empreendedores, mesmo com uma saúde financeira positiva, sofrem com as burocracias e exigências na hora de ter o crédito aprovado. Nesses casos, o empréstimo online é um processo mais fácil e proveitoso para seu crescimento: ele te ajuda a evitar burocracias e você ainda se beneficia com mais agilidade e juros mais baixos.
Saiba quando destinar o capital de giro a outros propósitos
Quando a empresa ainda está no começo de suas operações, a formação de um capital de giro é mais trabalhosa, porém essencial. O cálculo básico sugere que, no primeiro ano, o valor determinado cubra cerca de 60% do total de suas despesas. Infelizmente, esse número pode obrigar alguns empreendedores a recorrerem a capitais externos ou economias feitas previamente.
Acredite: ele é fundamental para manter a continuidade operacional da empresa. Se bem empregado, ajuda seu negócio a se destacar e a aumentar a competitividade. Mesmo com a evolução do empreendimento e bons sinais de lucratividade, o controle financeiro nunca deve ser interrompido.
Um erro cometido pela maior parte dos empreendedores é acreditar que o capital de giro é dispensável, simplesmente porque o negócio lucra constantemente. Em linhas gerais, ele é uma ferramenta para evitar o caos financeiro em sua empresa. Empreendendo assim, você evita focar apenas no lucro imediato e investe no crescimento e amadurecimento da sua empresa.
Gostou das nossas dicas sobre gestão de capital de giro? Então siga o nosso
Instagram e fique sempre por dentro de dicas sobre o assunto!