Conheça as vantagens do crédito consignado.
Na hora do sufoco, tirar um empréstimo é a saída mais óbvia para quem precisa de um dinheiro emergencial, não é verdade? Porém, existem diversos tipos de empréstimos que podem ser feitos. E toda essa transação precisa ser muito bem pensada.
Nos últimos anos, o empréstimo consignado vem crescendo muito entre aqueles que precisam de crédito. Por oferecer diversos benefícios, esta modalidade de crédito tem alta demanda nas instituições financeiras.
Leia aqui tudo o que precisa saber sobre os riscos e benefícios do empréstimo consignado!
O que é o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma das modalidades mais comuns de crédito disponível no mercado. Aqui, o valor total da dívida é paga por parcelas descontadas diretamente do holerite ou da aposentadoria da pessoa — o que facilita a vida tanto de quem empresta o dinheiro quanto de quem recebe aquela quantia.
Normalmente, esses empréstimos são quitados em até 72 meses, e pode ser tomado na maioria das instituições financeiras.
Quais são os benefícios dessa modalidade?
Baixa taxa de juros
Especialmente em tempos de juros elevados, o empréstimo consignado pode ser bastante vantajoso. Isso porque as suas taxas de juros anualmente estão por volta dos 25%, enquanto, no cheque especial este valor chega a 460%.
Além disso, é importante lembrar que a taxa de juros desses empréstimos é pré-fixada, ou seja, a pessoa que assina o contrato já sabe quanto vai pagar de juros. Por isso, o ideal é fazer pesquisas em diversas instituições financeiras a fim de encontrar qual proposta é mais vantajosa para você.
Possibilidade de pegar empréstimo consignado com o nome negativado
Não é a regra, mas muitas instituições costumam abrir empréstimos consignados para quem está com o nome no Serasa. Como o pagamento do valor emprestado é descontado direto do contracheque do funcionário ou aposentado, as chances de inadimplência, mesmo com o nome sujo, são pequenas. Caso essa seja a sua situação, o crédito consignado pode ser uma ótima escolha!
Limite de crédito mais amplo
O limite de crédito para empréstimos consignados é de até 35% do salário do beneficiado. Por isso, esta modalidade de crédito é normalmente utilizada para pagar as dívidas mais urgentes, que demandam uma liquidação rápida.
E quais são as maiores desvantagens do empréstimo consignado?
Pagamento sem (re)negociação de datas
O pagamento do crédito consignado talvez seja a sua maior desvantagem. Por ser descontado automaticamente, não é possível negociar datas, e não há a possibilidade de não pagar uma parcela, caso precise daquele dinheiro.
Caso tire um empréstimo consignado, o melhor a fazer é considerar, como a sua renda real no período o valor líquido de seu salário ou aposentadoria menos o valor da parcela a ser quitada.
Há um número limitado de pessoas que podem fazê-lo
Por ser descontado diretamente em folha, apenas os trabalhadores com carteira assinada, pensionistas e aposentados do INSS e funcionários públicos podem pedir aquele crédito. Uma vez nesse grupo, é preciso ainda fazer algumas ressalvas: caso seja profissional com carteira assinada, a empresa onde trabalha deve ter convênio com a instituição financeira em que pretende tirar o crédito pessoal.
Já os pensionistas e aposentados pelo INSS, bem como os funcionários públicos, têm uma situação bem melhor perante os bancos — visto que são considerados como pessoas com maior estabilidade financeira. Desse modo, são capazes de alcançar melhores propostas de crédito consignado nas entidades financeiras.
Caso você não esteja incluído neste grupo, uma possibilidade é buscar um empréstimo com juros baixos. Você consegue comparar diversas possibilidades e contratar empréstimos pessoais pelo site
https://www.netcredito.com.br/credito-pessoal
Percebeu como os empréstimos não são um bicho de 7 cabeças? Com planejamento, eles podem ser ótimas ferramentas para melhorar a sua saúde financeira. E você, já utilizou um crédito consignado? Deixe um comentário, contando sua experiência!