Score baixo?
Em algum momento você já precisou (ou ainda vai precisar) parcelar uma compra, conseguir um empréstimo, ou ter um cartão de crédito. E dificilmente os bancos ou as instituições financeiras atendem esse pedido imediatamente.
Essas empresas costumam usar o tempo pra pensar pra dar a resposta pra fazer uma espécie de varredura do bolso dos clientes. E nessa radiografia buscam informações sobre o histórico de pagamento de quem pediu o crédito ou pretende parcelar a conta.
O objetivo deles é evitar, ao máximo, serem passados para trás. Isso mesmo, assim como eu ou você ninguém quer levar um calote, deixar de ser pago, qualquer que seja a explicação disso.
E no caso das empresas a saída é buscar apoio no score de crédito. Score é uma espécie de nota para avaliar a capacidade de pagamento, a possibilidade da pessoa honrar (ou não) o compromisso assumido.
Como o score é calculado? Consigo aumentar ele?
Não existe um jeito único nem uma fórmula simples para isso. Normalmente cada lugar adota um sistema bastante específico. O ingrediente comum de quase todos são as informações públicas vindas de empresas que trabalham exatamente com isso.
Você já deve ter ouvido falar desses lugares. São os chamados bureaus de crédito. Nome bastante estranho. Difícil até de falar. Mas se eu te disser que a Bovista, Serasa, SPC e Quod são exemplos de bureaus a conversa fica bem mais tranquila, né? =) Ufa!!!
O score costuma variar entre 0 e 1 Mil pontos e quanto mais alto ele for menor a chance da pessoa ser inadimplente:
0 a 300 pontos — alto risco de inadimplência;
301 a 700 pontos — risco médio de inadimplência;
701 a 1 mil pontos — baixo risco de inadimplência.
Outra vantagem de ter um bom score? Imagine a mesma situação. A pessoa quer parcelar a compra, pediu um cartão de crédito ou precisa de um empréstimo. Se a empresa consultar o nome dela e verificar essa nota bem alta o tratamento costuma ser outro.
Tem até tapete vermelho A tendência é de liberar um limite maior no cartão, parcelar a compra em mais vezes ou permitir que o empréstimo seja pago em mais parcelas e com taxa de juro menor.
Mas e para uma situação um pouco diferente. O score está baixo. Existe um jeito de melhorar isso mais rápido? Anota aí as dicas:
1 – Evite ficar com o nome sujo e pague as contas em dia.
Lembre também de renegociar as dívidas se elas estiverem um pouco mais alto que o desejado e escapando do orçamento #semboladeneve. A paciência também precisa ser usada aqui. Vai levar um tempo pro seu status mudar depois de ficar tudo certo, tudo no azul. Não é tão rápido como na rede social que é só atualizar e todo mundo já sabe.
2 – Tente aumentar a renda
Normalmente quando os ganhos aumentam o score também dá um up, vai um pouco lá pra cima. Um jeito de ganhar um pouco mais? Que tal um bico ou um freela explorando suas habilidades profissionais?
3 – Use bem as linhas de crédito
Funciona assim, se a pessoa gerencia bem as linhas de crédito é sinal que tem organização suficiente para conduzir bem a própria vida financeira.
Outra dica valiosa pro score ficar melhor? Buscar crédito em várias instituições e com certa regularidade. O hábito demonstra a preocupação em simular a melhor opção pra não deixar as coisas saírem do controle. Por outro lado, entrar no cheque especial ou no rotativo do cartão e não sair de lá, ou usar cheque sem fundo te levam pra direção contrária e fazem teu score ir ladeira abaixo.