Como sair das dívidas de forma efetiva
Sua vida financeira está desequilibrada e você não sabe por onde começar para melhorar essa situação? O endividamento das famílias brasileiras vêm crescendo nos últimos anos, a maioria das dívidas está relacionada ao uso inadequado do cartão de crédito e cheque especial.
Se você faz parte desse grupo de pessoas endividadas devido ao consumo não planejado, saiba que atual condição financeira tem mais relação com as atitudes que toma diariamente e com a forma como lida com as finanças, do que com o quanto você ganha.
O simples hábito de construir uma reserva de emergência pode evitar grandes problemas. Portanto, mesmo que você esteja endividado, é essencial que você entenda que possui chances reais de reverter essa situação, iniciando esse processo com as simples dicas que separamos.
Lembre-se, a mudança deve começar em você!
1. Entenda o problema
Se você acumulou dívidas, o problema é seu e de mais ninguém. Sendo assim, somente você é capaz de se tirar dessa situação.
Muitas pessoas acham que não é possível se livrar das dívidas por não ganhar o suficiente para quitá-las.
Por mais desafiadora que seja, a tarefa de organizar-se financeiramente para quitar dívidas é perfeitamente possível, mesmo que o tempo necessário para que isso ocorra seja relativo para cada pessoa, nível de renda e de endividamento.
Dessa forma, entender o problema, assumir que suas dívidas são o resultado de escolhas de consumo errôneas, assim como, assumir-se como o principal causador é o único agente capaz de te tirar dessa situação, é o primeiro passo para acabar com as dívidas.
O segundo é estar determinado a mudar a sua situação atual. A partir daí, você conseguirá manter o foco e a disciplina para alcançar os objetivos planejados visando ter um futuro melhor.
2. Levante suas dívidas
Agora que você assumiu a responsabilidade pelos seus atos, o próximo passo consiste em fazer um levantamento de TODAS as dívidas que você possui, conhecê-las (deve a quem e quanto?), e listá-las, para então negociar a melhor forma de pagamento com os seus credores.
Nesse ponto, um fator muito importante e que certamente é um diferencial é a chamada Memória de cálculo, ou seja, a descrição completa de todas as suas dívidas, desde o seu valor original, suas taxas de juros e o tempo corrido.
Só assim você saberá quanto deve de fato e conhecerá os fatores que fizeram as dívidas crescerem tanto.
Uma dica: Ordene suas dívidas pelos juros vigentes e pague primeiro as com os juros mais altos.
3. Reduza despesas
Para sair das dívidas, tão importante quanto reconhecê-las e negociá-las, é utilizar-se de meios que aumentem a sua capacidade de pagamento.
Nesse caso, reduzir despesas e aumentar a renda são fundamentais, sendo assim parte da solução dos seus problemas.
Preze pela sua saúde financeira evitando comprar bens de que não necessita.
4. Tenha uma fonte de renda extra
Dinheiro extra nunca é demais, não é mesmo?! Muito pelo contrário, é bem-vindo em todas as situações.
Uma excelente forma de complementar a sua renda e te auxiliar no processo de saída das dívidas, sem dúvidas, encontra-se no aumento das suas receitas.
Seja por meio de um aumento no salário, ou até mesmo um complemento provindo de fontes de renda extra.
5. Defina uma meta de poupança
Pague-se primeiro criando uma meta de poupança, reservando e investindo um valor mensal do seu salário, seja para montar uma reserva de emergência ou pagar dívidas.
O ideal é separar de 10% a 20% da sua renda mensal líquida para este determinado fim útil. Além disso, em casos mais graves, será preciso economizar ainda mais e reservar uma porcentagem maior para conseguir quitar seus débitos e sair do vermelho.
Aumente seus conhecimentos sobre educação financeira e aproveite todas estas dicas para fazer a mudança que deseja na sua vida.
Ao gerenciar seus gastos com sabedoria e mudar alguns de seus hábitos de consumo, fica muito mais fácil sair das dívidas.
E mais, não espere por resultados imediatos, tudo faz parte de um processo.
NETCREDITO - Sinal verde para as melhores oportunidades da sua vida.
Uma forma simples, rápida, segura e inovadora de contratar crédito.
• SAC: (31) 3773 3191
• atendimento@netcredito.com.br