Como evitar o uso do cheque especial?
Uma das formas de evitar o uso do cheque especial, que tem juros altíssimos e pode comprometer seu orçamento, é se planejando financeiramente.
Confira algumas alternativas para tomar decisões mais assertivas e evitar prejuízos às suas finanças.
Primeiramente precisamos conhecer um pouco do cheque especial.
O que é o cheque especial?
O cheque especial nada mais é do que uma espécie de crédito pré-aprovado pelas instituições financeiras, e tem como base o perfil de cada cliente. Porém, os juros do cheque especial são muito altos e podem, com o tempo, empurrar o correntista para dívidas ainda maiores e um tanto quanto complicadas de resolver.
Veja como funciona o cheque especial:
-
Quando zerar o saldo em sua conta corrente o cliente pode solicitar a quantia desejada para suprir esse déficit, através de caixas eletrônicos ou pelo app do banco;
-
É possível se cadastrar para que, caso a conta obtenha saldo inferior a zero, o empréstimo seja creditado automaticamente;
-
O valor do cheque especial pode ser usado tanto em saques quanto para pagamentos de boletos, compras diversas ou transferências.
Como evitar o uso do cheque especial?
1. Analise seus gastos e compare-os com a sua renda mensal
Anote, no papel ou em uma planilha, tudo aquilo que você costuma gastar em um mês. Tanto as contas fixas quanto as variáveis. Isso ajuda a calcular o custo médio das suas despesas. Em seguida, compare esse montante com a soma total dos valores que caem em sua conta mensalmente.
Esse é um exercício importante para que você evite compras por impulso, desnecessárias ou que forcem-no a buscar uma renda rápida, como o cheque especial.
2. Monte sua reserva financeira
Com base na dica acima, dedique uma parcela da sua renda mensal para eventuais necessidades e imprevistos.
Com o tempo, quando economizar e guardar dinheiro se torna um hábito. Você adquire mais segurança financeira para realizar objetivos maiores, como um período de férias em um lugar que sempre sonhou, um investimento em cursos profissionais, além de automóveis ou imóveis.
3. Esteja atento ao cheque especial no débito automático
O cheque especial pode ser uma modalidade traiçoeira para resolver eventuais necessidades. Para aqueles que não têm o hábito de checar suas finanças regularmente, o cheque especial pode se transformar em uma armadilha para lá de prejudicial.
As dívidas se tornam um bola de neve e fica cada vez mais difícil “dar conta do recado”.
4. Avalie substituir dívidas
Caso os juros do cheque especial cresçam muito, pesquise no mercado outras opções de empréstimos, desde que tenham taxas menores do que as que você já paga.
Dessa forma, o novo empréstimo quita a dívida anterior e você terá melhores condições e parcelas mais acessíveis para lidar, ao longo dos próximos meses. Permitindo que negocie suas pendências e se livre dessa situação incômoda, o quanto antes
Fonte: https://www.xerpa.com.br/blog/o-que-e-cheque-especial/#
NETCREDITO - Sinal verde para as melhores oportunidades da sua vida.
Uma forma simples, rápida, segura e inovadora de contratar crédito.
Fale conosco!
• WhatsApp: (31) 99466 0151
• SAC: (31) 3773 3191
• atendimento@netcredito.com.br