Cinco gastos invisíveis que prejudicam seu orçamento
Ninguém está livre dos gastos invisíveis. Eles sempre aparecem no final do mês, quando temos aquela sensação angustiante de não saber onde o salário foi parar. Isso está ligado a custos que passam despercebidos.
Para evitar os sustos no final do mês, você pode adotar algumas medidas simples que ajudarão a controlar melhor seus rendimentos.
No primeiro momento, estabeleça os seus gastos fixos: contas de água, telefone, internet, aluguel, mensalidades da faculdade, entre outros.
Essa simples tarefa abrirá caminho para que você enxergue custos que são menos óbvios no dia a dia, mas que, no longo prazo, acabam comprometendo o seu orçamento. Confira cinco exemplos de gastos que comprometem seu orçamento sem que você perceba.
1 – Tarifas bancárias e cartão de crédito
Se você possui uma conta no mesmo banco há muito tempo, é bem provável que você pague uma mensalidade que inclui a manutenção da conta e outros serviços, que, muitas vezes, você acaba nem utilizando.
Se costuma utilizar linhas de empréstimo e outras funcionalidades recorrentes na sua conta, é interessante mapear o custo desses serviços com o seu banco.
Sempre polêmica, a anuidade do cartão de crédito é outro gasto que passa despercebido, mas que pode comprometer suas finanças mensais.
2 – Policie os doces e cafezinhos
Esses gastos são os mais tradicionais na sua rotina. Você se rende aos pequenos prazeres, mas não se dá conta de que, no final do mês, isso fará uma grande diferença nas suas contas.
Beber um café depois do almoço ou comer aquela sobremesa algumas vezes na semana não soam como gastos agressivos em um primeiro momento, mas podem ocupar seu orçamento muito mais do que você imagina.
Esses são aqueles hábitos que impulsionam o gasto dos últimos trocados da sua carteira e, por isso, devem ser mais monitorados na sua rotina.
3 – Aplicativos de transporte
A forma de se locomover em grandes centros urbanos mudou significativamente na última década. A praticidade dos aplicativos permite chamar um carro de corrida particular que pode chegar até você em menos de 2 minutos.
Contudo, o uso dessa modalidade também se tornou um gasto invisível. É o que mostrou uma pesquisa realizada em junho deste ano pelo Guia Bolso (plataforma de organização de finanças pessoais), em junho deste ano.
De acordo com o levantamento, os principais apps de transporte comprometeram 9,5% da renda dos 72 mil clientes da plataforma que utilizaram a modalidade. O gasto médio dos usuários com esses aplicativos foi de 119 reais.
4 – Parcelamentos de longo prazo
A possibilidade de parcelar em prazos maiores sempre chama a atenção, principalmente quando não há inserção de juros.
Comprar aquele bem que você tanto quer em prestações a perder de vista pode ser vantajoso, mas você precisa calcular os riscos e os juros que a operação pode envolver.
Quando você assume uma dívida de compras a prazo, é fundamental ter clareza do seu orçamento mensal.
Se você não conseguir realizar o pagamento à vista, procure equilibrar o número de parcelas ao que seu orçamento permite naquele momento.
5 – O perigo das promoções
A ideia de levar um terceiro produto de graça ao pagar apenas por dois pode soar interessante em primeiro momento.
Muitas vezes, promoções dessa natureza resultam no acúmulo de itens que você utiliza muito pouco.
Por isso, um passo para economizar com esse gasto é considerar se é realmente oportuno aproveitar aquela promoção.
Na prática, é o seu dinheiro que ficará guardado no fundo de um armário e poderá até mesmo perder o prazo de validade.
Fonte: https://jornadadodinheiro.com/poupar/gastos-invisiveis-orcamento/
NETCREDITO - Sinal verde para as melhores oportunidades da sua vida.
Uma forma simples, rápida, segura e inovadora de contratar crédito.
Fale conosco!
• WhatsApp: (31) 99466 0151
• SAC: (31) 3773 3191
• atendimento@netcredito.com.br